O ósmio é um metal para investidores e para joias. Ele só é comercializado em sua forma cristalina, pois todas as outras formas, como o ósmio bruto, formam um óxido tóxico como uma esponja. O ósmio em sua forma cristalina, por outro lado, não é apenas estável, mas é considerado o mais nobre dos metais preciosos, pois não pode ser atacado nem mesmo por substâncias que dissolvem outros metais preciosos.
Ele tem propriedades excepcionais que o tornam especial. O mercado incipiente deve ser instruído sobre o ósmio. Essa é a tarefa do OSMIUM World Council.
O mercado internacional de ósmio cristalino está sujeito a regras especiais, algumas das quais se desviam da estrutura convencional conhecida da prata, do ouro e da platina.
O metal precioso tem vários epítetos, como "O metal da próxima geração" ou "O elemento do sol" e muitos outros nomes que surgiram nos últimos anos e podem ser lidos na imprensa.
O ósmio que é introduzido no mercado passa primeiro por um processo de certificação no Osmium Institute for Marketing and Certification of Osmium GmbH, na Alemanha.
A distribuição internacional é realizada por um grupo de institutos de ósmio, cada um dos quais importa ósmio para seu país e depois o distribui para o comércio por meio de uma estrutura de parceiros atacadistas.
Os institutos de ósmio são organizados como empresas privadas e não estão sujeitos ao controle do governo. Cada instituto opera de forma economicamente independente e autônoma.